terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DE AFONSO DHLAKAMA A GILLES CISTAC

De Afonso Dhlakama a Gilles Cistac
I
Afonso Dhlakama, segunda-feira, insistiu na vontade de governar, querendo que se criem províncias autónomas no centro e norte do país, no segundo encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi. A proposta irá para a Assembleia da República, à partida, com ameaças.
Como atribuíram ao académico Gilles Cistac a possibilidade de cobertura constitucional desse projecto aparentemente complexo, vale a pena que o assunto seja debatido, ainda que não se saiba com que linhas se há-de coser a autonomia, havendo a evocação do tal número 4 do artigo 273 da Constituição da República, chamado por Cistac.
Há vários registos sobre a divisão do país pretendida por Afonso Dhlakama desde 1994-95, a partir do Save, reivindicação de receitas de Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Nampula,  incluindo parte dos ganhos da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, região centro, nomeação de governadores indicados pela Renamo, desejo de emenda constitucional para ele ser vice-Presidente da República, governo de unidade nacional e actualmente governo de gestão ou a variante províncias autónomas.
Estes e outros discursos do presidente da Renamo [até houve o de paralisação do país em menos de 24 horas] estão nos jornais arquivados, podendo ser lidos por quem quiser. Por isso, Leite de Vasconcelos, escreveu numa das suas crónicas, que faz parte da colectânea Pela boca morre o peixe: “A ressaca pós-eleitoral da Renamo está a conduzir Dhlakama, não ao seu “segundo eu”, mas de regresso ao primeiro. Transparece, cada dia mais evidente, a sua incapacidade de se afirmar no terreno da luta política”
Por exemplo, citado pelo semanário Domingo de 28 de Agosto de 1994, antes das primeiras eleições, o presidente da Renamo dizia: “O meu problema não é ser vice-presidente, mas sim o que vai acontecer 24 horas depois das eleições. A minha posição não é de fraqueza, mas sim de força.
(…) vai haver compromisso sobre futuro político de Moçambique até 25 de Setembro. Diz-se que na Constituição não está previsto o cargo de vice-presidente, mas se for necessário, a Assembleia da República pode reunir-se rapidamente e colocar esse postulado.
Eu ainda não apresentei esta minha proposta ao meu irmão Presidente Chissano, mas este é o meu sonho, e já falei disso com diplomatas, e muita gente diz: mas como é que o Presidente está a sonhar, e eu digo este é o sonho que eu tenho, não porque o país está totalmente destruído, mas porque em África é muito difícil que haja vencedores e vencidos para trabalharem em conjunto nos primeiros anos das eleições.
Eu tenho dito que temos que aproveitar as experiências que os outros têm porque qualquer democracia tem a sua história, porque nós não acreditamos que a Frelimo, a Renamo, o Pademo ou Unamo, ganhando as eleições, cada um destes partidos pode governar sozinho, e nessas condições, mesmo se formos ler a história dos Estados Unidos, Portugal, ainda caíram 16 governos a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, e depois os portugueses aprenderam, e por isso mesmo, nós não podemos copiar o que os americanos estão a fazer hoje, o que os italianos estão a fazer hoje”.
O semanário Domingo cita um diplomata africano, na condição de anonimato, a considerar que a proposta de Afonso Dhlakama não era de sua iniciativa, considerando ser estranho que se exija democracia para África, mas que:
“quando chega a hora da verdade se diz que África não está preparada para  a democracia, então começa-se a inventar fórmulas e mais fórmulas que corrijam a vontade popular, o sufrágio. Se se fazerem as eleições é para um efeito útil; não é fazer eleições para nenhum efeito útil, como se não tivesse havido eleições; dizer que os vencedores e vencidos são a mesma coisa; então estamos a perder milhões e milhões de dólares que deveríamos gastar na reconstrução do nosso  país”.
II
Num dos artigos em que se atribui a Gilles Cistac a possibilidade de transformar as províncias onde a Renamo venceu em autarquias, diz-se que seriam Sofala, Manica, Tete, Nampula, Zambézia e Niassa. Ora, Afonso Dhlakama não ganhou as eleições na província do Niassa, porque o edital do Conselho Constitucional refere que ele obteve 112.558 votos e Filipe Nyusi, 123. 092. Salvo se o edital estiver errado.
Dhlakama esteve em Cabo Delgado e reivindicou vitória, mas os resultados validados pelo CC dizem que reuniu 77. 388  votos e Nyusi, 327. 354 votos. Não são estes dados que o presidente da Renamo usa. No fim das reportagens que lemos ou ouvimos, estranhamente, não se recorda aos leitores, ouvintes e telespectadores quais são os resultados válidos, deixando o cidadão incauto a julgar que é verdade o que Afonso Dhlakama afirma nos seus comícios populares, incluindo em Cabo Delgado. Há que ter cuidado, porque uma mentira repetida pode parecer verdade, sobretudo num país onde mesmo os que sabem ler nem todos lêem.
E aí começa uma das complexidades da indicação das províncias autónomas, porque se dá a ideia de que seriam as regiões onde Afonso Dhlakama foi mais votado ou ganhou, se quisermos. Porém, nos seus discursos, ele não usa a informação oficial, ficando-se por saber quais seriam as futuras províncias autónomas, se o que consta dos editais do CC ou o que diz nos seus discursos.
Outro problema que se põe, pensando nos locais onde determinado candidato é mais votado ou ganha, é que não se tem em conta que numa mesma província há distritos, postos administrativos e localidades onde eventualmente Afonso Dhlakama não tenha sido o mais votado que Filipe Nyusi. Dando exemplo: pode acontecer que Dhlakama tenha mais votos que Nyusi na província de Sofala, mas no Dondo Nyusi ter conseguido mais votos que ele. Como fica? Ele governaria Sofala sem incluir Dondo? Aparentemente é a ideia que sugere o facto de Dhlakama governar onde ganhou e Nyusi também dirigir as províncias onde venceu.
Se Dhlakama obteve 171. 817  votos na província de Manica contra 168. 860 de Filipe Nyusi, quem garante que não haja distritos, postos administrativos ou localidades onde o seu adversário, da Frelimo, tenha saído vencedor? E isso pode ter acontecido em várias províncias, daí o projecto de autonomia se afigurar, à partida, um assunto que pode não ser o que aparenta, pois Moçambique teria que ser retalhado sem fim.
III
Curioso, lendo o que se atribui ao académico Gilles Cistac, é o facto de se pretender esquecer que a votação não era referente às províncias autónomas, mas sim para a escolha de membros das assembleias provinciais, deputados da Assembleia da República e Presidente da República. Logo, acredito que haveria outra eleição, para que Afonso Dhlakama fosse governante das províncias onde ganhou, para permitir que outros candidatos também pudessem aspirar a esses cargos. Mas podia acontecer que nas mesmas províncias não ganhasse. Pode não ser líquido que nas próximas eleições autárquicas a Renamo ganhe na cidade da Beira. A vontade muda.
Se houvesse províncias autónomas, as eleições teriam que ser realizadas para a escolha de governantes dessas províncias e não um candidato vencido nas presidenciais, depois ter de procurar a província onde ganhou para se autoproclamar governante.

Atribui-se  a  Gilles Cistac esta afirmação: “A gente fala da Renamo mas quem votou nela foram os moçambicanos (…)”. Ora nenhum moçambicano foi às eleições em províncias autónomas, não houve eleições para escolha de presidente de províncias ou regiões autónomas. O que os moçambicanos fizeram foi a escolha do Presidente da República, deputados da Assembleia da República e membros das assembleias provinciais. E como fiz questão de referir, é possível que numa mesma província, as preferências dos candidatos tenham sido diferentes nos distritos duma mesma província, idem postos administrativos e localidades. São moçambicanos na mesma. Há moçambicanos da mesma província que votam em candidatos e partidos diferentes, se calhar irmãos que são militantes de organizações políticas diferentes. (X)

Nenhum comentário:

Postar um comentário