quinta-feira, 11 de junho de 2020

O ERRO ESTÁ NO DDR OU NA MANUTENÇÃO DA RENAMO ARMADA?

Caro cientista político, qual é o futuro dos militares que não estiveram do lado da Renamo - as chamadas tropas do Governo - que foram mandados para casa em 1994?
Parece que há um esforço muito grande para carregar a Renamo, em vez de ser desmilitarizada.
Alguém tem ideia de quanto homens estiveram nas FAM que estão na miséria - o número supera de longe os 5. 221 e basta recordar que o exército teria 30 mil homens, metade dos quais das FAM e outra da Renamo.
A partidarização do Estado ou não, não nos deve levar a manter o que é o principal erro: Renamo armada! É gravíssimo termos um partido armado!
De resto, o que esperam os cientistas/académicos para convencer Mariano Nhongo a depor as armas?
Quando Nhongo se entender com o Estado, virão a correr para apontar erro aqui, ali e acolá. A ciência antecipa-se, está na vanguarda e não a reboque.
Afonso Dhlakama, em vida, não ligou a nenhuma intervenção de cientistas, que o criticavam e o chamavam ditador, fez e desfazer, matou até a doença o debilitar e vezes sem conta havia desmentidos de que ele não estava doente -a quando as pessoas próximas dele, disso sabiam e iam revelando a pessoas mais chegadas - e mais tarde os que os censuram mudaram de discurso - que pecado os moçambicanos que estão menos preocupados com a Frelimo e com a Renamo cometeram para se pretender arrastar o DDR em nome da ciência ou academia?

Um comentário:

  1. O tempo passa, olhando para o tempo em que a declaração foi feita. O que se passa?

    ResponderExcluir